Saiba qual o seu tipo de pele e seus cuidados.

Pele normal: sem apresentar ressecamento ou oleosidade, é o tipo mais equilibrado de todos. Os poros são fechados e aparenta ser bem macia. Apesar de não ter uma característica em excesso, a pele normal também pede produtos específicos.

 

Pele oleosa: esse caso precisa de atenção em dobro. Apesar da sensação de limpeza ao lavar o rosto, se uma pessoa com o rosto oleoso lava várias vezes ao dia, o organismo produz mais óleo ao invés de diminuir, para compensar a sensação de ressecamento, causando um efeito rebote. O ideal é fazer uma limpeza de pele mensalmente, e usar sabonetes próprios para esse tipo de pele apenas duas vezes ao dia.

 

Pele seca: não tem muita produção de óleo, e por isso tem um aspecto mais ressecado, áspero e sem brilho, muitas vezes acontece até uma descamação da pele. Para que ela não fique ainda mais seca, o ideal é fazer uma hidratação profunda com sua esteticista e em casa usar sabonetes especifico para o rosto com hidratantes e óleos em sua composição.

 

Pele mista: normalmente pessoas com pele mista tem a zona T (testa, nariz e queixo), mais oleosos e o restante do rosto seco. O ideal a usar produtos que façam o equilíbrio entre os dois aspectos.

 

Pele acneica: normalmente é oleosa e apresenta pápulas, pústulas e comedões (cravos). Para quem sofre com acne a opção é usar produtos e sabonete antiacne. Entretanto, é preciso ficar atento, já que esses produtos também podem ressecar muito a pele, ou aumentar a produção de sebo. O mais indicado é procurar um profissional qualificado para fazer um tratamento, pois a acne pode causar sequelas em sua pele.

 

Pele sensível: por ter uma menor proteção, a pele sensível pode ficar mais irritada, e acontece por diversos fatores – como mudanças climáticas, poluição, reação de algum tratamento, doenças de pele, falta de hidratação, entre outros- e pode deixar a região vermelha, com ardência e coceira. Portanto o melhor é usar produtos e sabonetes neutros ou específicos para esse tipo de pele.

 

Lembrando que sempre é indicado procurar um profissional capacitado para ajudar você a definir o seu tipo de pele e os melhores produtos pra conservá-la bonita e saudável.